Sobre Nós

Quem Somos?

Somos uma empresa brasileira que atua no setor sucroenergético, produzindo cana-de-açúcar, açúcar, etanol e cogerando energia elétrica, a partir da biomassa. Integramos o Grupo Tavares de Almeida, do qual controla empresas de diversos setores, como, sucroenergético, de bebidas, industrial e de turismo. Buscamos o constante aprimoramento da qualidade de nossos processos produtivos e a excelência de nossas equipes. Trabalhamos com foco na segurança e no desenvolvimento de nossos colaboradores.

Somos a Usina Vista Alegre!

Nossa História:

A Usina Vista Alegre foi fundada em 17 de outubro de 1980, pelo Comendador Manuel Rodrigues Tavares de Almeida. A empresa integra o Grupo Tavares de Almeida que controla empresas de diversos setores: bebidas, sucroalcooleiro, industrial e turismo. No setor sucroalcooleiro o grupo atua através da Agroindustrial Vista Alegre SA e da Agrícola Almeida Ltda., ambas localizadas no município de Itapetininga (SP). A Agrícola Almeida possui área própria + parcerias de 8.929 hectares, completamente dedicada ao cultivo de cana-de-açúcar. A cana produzida é fornecida à Agro Industrial Vista Alegre, unidade de processamento industrial com capacidade produtiva de 22 milhões de litros de álcool anidro, 11,5 milhões de hidratado, 30 mil toneladas de açúcar VHP, e Capacidade Nominal 60 MW, 75,5 MWH p/ safra (32 mil MWH interno, 43,5 MWH exportação).

Linha do tempo

1980

Em 1980, com a aquisição da fazenda Vista Alegre e do Engenho Vista Alegre, e em 1982, com a aquisição da fazenda São João, a Usina Vista Alegre foi ampliada e unificou assim as duas grandes áreas de cana-de-açúcar da região.

Neste mesmo ano, foi fundada a Agrícola Almeida Ltda. Com investimentos em renovação e plantio de novas áreas de cana-de-açúcar, adaptando a unidade industrial e expandindo a produção de aguardente.

1983

Em 1983, foi fundada a Agroindustrial Vista Alegre S.A., seu novo parque fabril com capacidade inicial de moagem de 300 mil toneladas de cana-de-açúcar, dando início a produção de álcool hidratado.

2002

Em 2002, com uma produção de cana-de-açúcar estabilizada em 350 mil toneladas, surgiu a oportunidade de expansão agrícola e consequentemente a necessidade de expansão do parque industrial, traçando um novo cenário de expansão para até 800 Mil toneladas de cana-de-açúcar e assim, iniciar a produção de xarope e autossuficiência em energia elétrica, fase que antecede a produção do açúcar. Com elevados investimentos a partir deste ano, inicia a produção de álcool anidro.

2004

Já em 2004 inicia também a produção do açúcar VHP.

A partir desse momento, o crescimento em função das oportunidades de mercado e da região, permitiu criar um plano de investimento maciço na expansão das lavouras de cana-de-açúcar. Com a nova expansão agrícola, necessidade de ampliação do parque industrial e oportunidade de negócio com exportação de energia, o grupo decidiu continuar investindo neste segmento.

2009

Em 2009, iniciou a cogeração de energia. O bagaço resultante do processamento da cana-de-açúcar é totalmente reaproveitado, utilizado como combustível nas caldeiras e fornece energia suficiente para alimentar todos os processos industriais, e o excedente é comercializado.

Rolar para cima